Trabalho em equipe: como estimular os colaboradores em tempos de crise

advanced divider

O trabalho em equipe tornou-se um desafio para os gestores, principalmente com o crescimento de operações em home office em todos os setores.

Neste cenário, manter os colaboradores focados e engajados mesmo durante tempos de incertezas, torna-se uma virtude para os líderes corporativos.

Ou seja, se a busca por estes objetivos já existia antes mesmo do isolamento social, agora a necessidade das empresas ficou ainda maior.

Além disso, grande parte dos gestores de empresas jamais passaram por situações parecidas e isso torna as decisões ainda mais importantes.

Por outro lado, a responsabilidade também pesa nos ombros dos gestores, principalmente em relação ao desempenho e, consequentemente, os resultados.

Mais do que nunca, o papel de liderança ajuda a conduzir os colaboradores a trabalhar em equipe, mantendo o foco na operação.

Isto inclui adaptar processos de acordo com as medidas de segurança atuais, como o isolamento, sem impactar a comunicação e a sinergia da equipe.

Para ajudar os líderes a aperfeiçoar o trabalho em equipe em tempos de crise, reunimos dicas para manter o entrosamento da operação em home office.

Como melhorar o trabalho em equipe em uma crise

Manter uma equipe de profissionais motivada em tempos de isolamento social demanda estratégias inteligentes de gestão.

Portanto, para saber como agir nesta situação, os líderes corporativos precisam desenvolver as seguintes características:

  • Foco e motivação
  • Informação atualizada
  • Líder disponível e acessível

Foco e motivação dos colaboradores

A seriedade de uma crise como a que vivemos gera distrações nos colaboradores, principalmente em relação ao seu futuro nas empresas e de seus familiares.

Nesse sentido, os gestores podem reorganizar as tarefas de cada colaborador de acordo com as ferramentas disponíveis no ambiente online.

Ou seja, todos os membros da equipe precisam ter suas tarefas bem definidas a partir do trabalho feito em casa, quais suas funções, cronograma de tarefas e os objetivos.

Como não podemos reunir os colaboradores em uma sala física, os gestores precisam encontrar outras formas de gerar o envolvimento da equipe.

Quem ainda não usou, precisa utilizar as plataformas de videoconferência, usadas para reuniões virtuais, brainstorming colaborativo, discutir resultados, etc.

Informação atualizada

Outra dica para que os líderes possam manter o trabalho em equipe funcionando e gerando resultados inclui a busca por informações a partir de fontes confiáveis. 

Além de obter o conhecimento sobre questões de saúde, trabalhistas, financeiras e comerciais, mantenha seus colaboradores informados sobre a operação.

Ou seja, a equipe deve ter conhecimento sobre como a empresa se adaptou à crise, quais as medidas de segurança e o que mudou na rotina de trabalho.

Para isto, os gestores têm em mãos diferentes ferramentas que funcionam como um escritório em nuvem, possibilitando reuniões virtuais e atualização do quadro de tarefas.

Entretanto, o gestor precisa compreender que as mudanças demandam tempo de adaptação por parte dos colaboradores.

Líder disponível e acessível

Outra dica importante para estimular o trabalho em equipe é quando o líder se mostra disponível em qualquer momento para ajudar seus colaboradores.

Principalmente com a mudança física imposta pelo isolamento social, onde as pessoas perdem o contato diário com a gestão.

Da mesma maneira os colaboradores precisam conhecer os canais de comunicação direta com seus gestores para que a relação profissional se fortaleça.

Portanto, a gestão deve adotar uma postura acessível para que os profissionais possam expor suas necessidades, receios e expectativas durante este período.

Trabalho em equipe com tecnologia

Todas estas iniciativas contribuem para o trabalho em equipe mesmo com a operação atuando de forma remota. 

Certamente vivemos uma época em que ainda teremos muitas dificuldades em lidar com novas tecnologias e, por isso, quanto mais preparadas, menor será o impacto para as empresas.

A partir de plataformas digitais de gerenciamento de pessoas, como o Beaconforce, a sua empresa combina inteligência artificial com ciência comportamental e pode acompanhar o engajamento dos colaboradores em tempo real.

O resultado disso reflete em um ambiente de trabalho motivacional que ajuda a aprimorar os profissionais. Acesse e solicite uma demonstração gratuita!

BEACONFORCE

Avançando na gestão de pessoas

Estamos atrasados para uma mudança na maneira como as empresas gerenciam pessoas. Desempenho organizacional e autorrealização devem andar lado a lado. 

Nós criamos a Beaconforce para aumentar a confiança, motivação nata e também um senso de propósito e inclusão no trabalho ao mesmo tempo em que aprimoram o desempenho de equipe em todos os níveis da organização, melhorando assim o desempenho corporativo e finalmente aumentando os lucros, os valores para os acionistas e vantagens competitivas.

Beaconforce Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre seus colaboradores na palma de sua mão.

2020-2021 – Todos os Direitos Reservados.