Produtividade da equipe e home office: como a gestão deve lidar com isso

advanced divider

É nítido que a pandemia acelerou a mudança em processos internos de diferentes empresas e, de certa forma, isso impacta diretamente na produtividade dos profissionais.

Cada vez mais empresas vêm aderindo ao modelo de trabalho home office e, nesse caminho, uma das dúvidas dos gestores paira sobre a gestão de times.

Atualmente, o cenário de isolamento social em todo o mundo permitiu a migração mais rápida de diversas empresas tradicionais para o escritório em casa.

Porém, o formato home office agora já faz parte do dia a dia das empresas e o desafio passa a ser como manter a produtividade dos colaboradores.

Principalmente porque, passada a empolgação pela novidade, trabalhar em casa pode trazer o mesmo desgaste do dia a dia das empresas.

Home office e produtividade da equipe

Enquanto alguns profissionais se beneficiam do trabalho remoto, outros sentem dificuldades em manter o foco nas tarefas.

Nesse sentido, qual o melhor caminho para que o gestor tenha mais produtividade da equipe em um sistema home office?

Para ajudar a gerenciar uma equipe de colaboradores em um modelo home office, a organização funciona como peça chave.

Neste conteúdo, reunimos as principais dicas para que o gestor tenha o melhor desempenho de sua equipe no modelo de trabalho à distância.

  • Manter a proximidade;
  • Poder de retenção de talentos;
  • Infraestrutura;
  • Reuniões;
  • Rotinas de trabalho;
  • Tecnologia e softwares de gestão;

Manter a proximidade das equipes

Os gestores transmitem mais confiança aos colaboradores quanto se fazem presentes no dia mesmo no formato de trabalho remoto.

Isto inclui as trocas diárias que acontecem em ambientes de trabalho entre as pessoas, assim como os feedbacks sobre o desempenho de cada colaborador.

Portanto, lembre-se de manter a proximidade com a equipe para que os resultados sejam cada vez melhores.

Jornada de trabalho flexível

O cenário atual do mercado de trabalho mudou e o modelo home office tende a ser uma exigência não só das empresas, mas também dos profissionais.

Principalmente em função dos horários flexíveis da jornada de trabalho, o que pode ser decisivo para o tempo de permanência dos colaboradores na empresa.

Em outras palavras, oferecer o trabalho remoto estimula os profissionais a trabalhar com mais qualidade e, consequentemente, a empresa ganha em produtividade.

Reuniões mais produtivas

Certamente um gestor tem experiências com reuniões pouco produtivas e que poderiam ser evitadas.

Por isso, no ambiente digital, esses encontros precisam ter foco maior em produtividade para não interferir nas tarefas diárias dos colaboradores.

Porém, a gestão de times inclui conhecer mais sobre cada profissional e as reuniões servem também para fortalecer laços pessoais.

Nesse sentido, soluções como o Beaconforce permitem que o gestor conheça e entenda em tempo real as necessidades individuais de cada colaborador.

Rotina de produtividade

Para que os colaboradores sejam produtivos a gestão precisa oferecer ferramentas que ajudam a agilizar os processos internos e externos.

Todo trabalho precisa ter uma rotina para o planejamento e a execução buscando resultados satisfatórios no dia a dia.

Nesse sentido a produtividade também depende da entrega dentro do prazo e da comunicação ágil entre os colaboradores e seus departamentos.

Tecnologia e softwares de gestão

Certamente as tecnologias disponíveis no mercado conseguem facilitar o dia a dia em uma operação baseada em home office.

O trabalho de organizar as tarefas, monitorar os resultados, planejar metas e alcançar os clientes certos contam hoje com a tecnologia a seu favor.

Ou seja, assim como as videochamadas tornaram-se a solução das reuniões, soluções como o Beaconforce pode apoiar os gestores no dia a dia da empresa, trazendo insights e identificando possíveis dificuldades de um colaborador. .

Acompanhamento da produtividade 

Existem opções de sistemas que acompanham o desempenho de forma remota, onde a gestão consegue conduzir a performance diariamente.

O Beaconforce é uma plataforma de gerenciamento de pessoas que combina inteligência artificial com ciência comportamental que motiva e aprimora pessoas. Descubra todas as funcionalidades da solução clicando aqui! 

e-Book gratuito
8 dicas para transformar sua equipe em um time de Alta Performance
BEACONFORCE

Avançando na gestão de pessoas

Estamos atrasados para uma mudança na maneira como as empresas gerenciam pessoas. Desempenho organizacional e autorrealização devem andar lado a lado. 

Nós criamos a Beaconforce para aumentar a confiança, motivação nata e também um senso de propósito e inclusão no trabalho ao mesmo tempo em que aprimoram o desempenho de equipe em todos os níveis da organização, melhorando assim o desempenho corporativo e finalmente aumentando os lucros, os valores para os acionistas e vantagens competitivas.

Beaconforce Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre seus colaboradores na palma de sua mão.

2020-2021 – Todos os Direitos Reservados.