Produtividade vs. gestão de times: aspectos que influenciam a operação

advanced divider

Não é de hoje que o setor responsável pela gestão das empresas mantém uma busca diária pela melhor produtividade de sua equipe.

De acordo com uma pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o período entre os anos de 2000 e 2016 representou um crescimento de 8,8% em produtividade no país.

Certamente existe espaço para ampliar este número já que a Coreia do Sul atingiu, no mesmo período, 118,4% de aumento em produtividade.

Por isso, os gestores brasileiros tem papel fundamental em tornar a produtividade cada vez mais presente no dia a dia de empresas de diferentes portes.

Neste estudo, o Brasil aparece com índice menor do que vizinhos como México (29%) e Argentina (27%) de crescimento.

Produtividade na gestão de times

Atualmente, para atingir os objetivos da empresa é normal que a gestão seja responsável por manter e estimular as melhorias.

Assine nossa newsletter!

Conteúdos exclusivos para mentes inquietas em busca de inspiração.

Nesse sentido, é essencial ter processos sem interrupções para que a produção mantenha seu desempenho e não entre em ciclos viciosos.

Para ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa reunimos o que pode influenciar de forma negativa a gestão de uma empresa.

Além disso, separamos também dicas para que a sua operação saia do negativo e ganhe cada vez mais produtividade.

Aspectos negativos que influenciam a gestão

#1 – Falta de comprometimento da equipe

Sem dúvidas esta é uma das principais características que os colaboradores precisam ter para que a produtividade da empresa não seja comprometida.

Por isso, a escolha de profissionais alinhados com os objetivos da gestão e da empresa precisa ser certeira, isto é, mais assertiva quanto for possível.

É importante entender que a falta de comprometimento da equipe pode causar impacto negativo diretamente na capacidade de produção.

#2 – Desvalorização dos profissionais

A gestão que não valoriza as pessoas que fazem parte de uma equipe de trabalho acaba inibindo a capacidade que cada um tem de atingir melhores resultados no trabalho.

Ou seja, ao reconhecer a importância dos profissionais, as empresas conseguem dar mais ânimo para que eles possam trabalhar  mais satisfeitos e tenham melhor desempenho.

Vale lembrar que a valorização de uma equipe deve ser feita de forma pessoal e também financeira, desde que mostre a importância de cada colaborador para a companhia.

#3 – Ambiente de trabalho tumultuado

A diminuição da capacidade de produzir de uma equipe também está ligada ao ambiente de trabalho e a harmonia entre as pessoas no dia a dia de uma companhia.

Isto é, trabalhar em um ambiente desorganizado influencia o comportamento de todos os membros de uma equipe, principalmente em relação às suas atividades diárias. 

Por outro lado, as empresas precisam cultivar o bom convívio entre as pessoas, minimizando diferenças para que todos sintam-se motivados.

Nesse sentido, o sistema home office vem sendo adotado recentemente e precisa de cuidados para evitar queda no desempenho da equipe da mesma forma que acontece no espaço físico das empresas.

Como aumentar a produtividade da sua equipe?

#1 – Busque identificação com a empresa

Primeiramente, ao escolher um candidato para ocupar um cargo na sua equipe é importante que ele tenha as habilidades que o negócio precisa.

O mesmo vale para profissionais  que podem ser melhor aproveitados em outras funções mesmo já fazendo parte do quadro de colaboradores.

Nesse sentido, é importante definir quais são as habilidades essenciais para a função que será ocupada e os valores que a organização busca nos profissionais.

#2 – Definir tarefas

Será que é possível identificar quais são os colaboradores que são os mais indicados para desempenhar determinadas tarefas do dia a dia?

Por isso, é importante que o gestor consiga identificar o perfil de cada profissional antes de definir suas funções e tarefas dentro da companhia.

Desta maneira a função dos membros de uma equipe se tornam mais assertivas porque estão baseadas em características pessoais de cada colaborador.

Produtividade X gestão de times

Com essas dicas, você já pode iniciar a busca pela performance ideal da sua equipe para atingir os resultados desejados.

Além dos aspectos apresentados neste artigo, é importante considerar também metas reais, feedback constante e em tempo real sobre a equipe, assim como ferramentas para melhorar o rendimento.

Atualmente já existem plataformas que ajudam com a gestão de equipes e pessoas a partir de inteligência artificial, você sabia? O  Beaconforce combina Inteligência Artificial com ciência comportamental para gerar ambientes de trabalho que motivam e aprimoram pessoas. Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita!

e-Book gratuito

BEACONFORCE

Avançando na gestão de pessoas

Estamos atrasados para uma mudança na maneira como as empresas gerenciam pessoas. Desempenho organizacional e autorrealização devem andar lado a lado. 

Nós criamos a Beaconforce para aumentar a confiança, motivação nata e também um senso de propósito e inclusão no trabalho ao mesmo tempo em que aprimoram o desempenho de equipe em todos os níveis da organização, melhorando assim o desempenho corporativo e finalmente aumentando os lucros, os valores para os acionistas e vantagens competitivas.

Beaconforce Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre seus colaboradores na palma de sua mão.

2020-2021 – Todos os Direitos Reservados.