O futuro do desenvolvimento de pessoas: o que você precisa saber

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Entenda como as empresas podem melhorar o desenvolvimento de pessoas a partir de novos modelos de negócio com base em valorização da equipe de colaboradores

A gestão de pessoas em uma organização passa por um processo de mudança e, hoje, a cultura organizacional de uma empresa precisa estar alinhada à ela.

Este trabalho é feito para manter o gerenciamento e a administração do capital humano, que é um dos principais ativos de uma companhia.

Ou seja, cada vez mais os colaboradores e departamentos de uma empresa estarão ligados aos processos e políticas de recursos humanos.

Por isso, atualmente, os principais desafios para atingir o sucesso da gestão de pessoas estão ligados a alguns fatores.

O futuro do desenvolvimento de pessoas

Para entender melhor como esta área está mudando, listamos abaixo os principais tópicos que precisam estar integrados na gestão.

  • Atender as necessidades dos colaboradores e da empresa
  • Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores
  • Construir e gerir a cultura organizacional
  • Aperfeiçoamento constante dos processos internos
  • Criar e incentivar planos de carreira e de desenvolvimento pessoal
  • Comunicação clara, ágil e eficiente
  • Evitar e administrar conflitos

Portanto, a comunicação é um fator indispensável para a gestão de pessoas e pode atrapalhar a operação quando não é dada a atenção necessária.

Assim, a comunicação interna passa a ser uma estratégia para evitar ou resolver crises e conflitos dentro da organização.

Outro ponto importante que caracteriza o novo modelo de gestão é a mudança completa da forma com que se gerenciava pessoas no ambiente de trabalho.

Mudanças no gestor de pessoas

Motivação, confiança, desempenho organizacional e auto realização são hoje os pontos de destaque da gestão de colaboradores.

Por outro lado, a capacidade da liderança do gestor de uma empresa é fundamental para a administração das pessoas.

Para isso, é preciso que as habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas aplicadas nas organizações estejam alinhadas aos objetivos e interesses da empresa.

Ou seja, os gestores são cada vez mais responsáveis por motivar, engajar, incentivar, organizar políticas e ações que mantenham o colaborador alinhado e engajado.

Principais ações no desenvolvimento de pessoas

Muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional.

Isto é, ainda existem empresas onde o departamento pessoal está focado no operacional, mais precisamente em seleção e contratação de pessoas.

Porém, a gestão e desenvolvimento de pessoas tem potencial estratégico e pode gerar mais resultados com o desenvolvimento dos colaboradores e, assim, ter maior controle da empresa.

Portanto, hoje, diversas empresas conseguem tornar a gestão de pessoas mais estratégica a partir das seguintes atividades:

Reconhecimento

Este é um aspecto essencial para que o funcionário esteja engajado com a operação, assim como todos os outros departamentos da empresa.

Ao ser reconhecido pelo seu trabalho, ou elogiado pelo gestor, o colaborador se mantém mais motivado e desempenha suas funções com mais naturalidade.

Incentivo

Incentivar os funcionários é uma forma de mostrar que a empresa está satisfeita e valoriza o trabalho deles.

Assim como retribuir o esforço de uma equipe – ou colaborador – é uma das melhores práticas de gestão atualmente.

Transparência

Clareza nas informações e nas políticas internas de uma organização torna o ambiente de trabalho mais leve para os colaboradores.

Ou seja, a transparência dentro dos processos é vital para manter a equipe de colaboradores motivados e engajados.

Benefícios

Esta é uma forma de aumentar o poder aquisitivo do funcionário sem mexer necessariamente no seu salário.

Para isto, basta oferecer convênios com empresas relevantes para ele para que se desenvolva a percepção positiva de valor.

Sistemas de gerenciamento

Além de implementar um novo modelo de gestão de pessoas, a tecnologia também contribui com as empresas. 

Entre as plataformas de gerenciamento de pessoas, a Beaconforce é a que combina inteligência artificial com ciência comportamental.

Assim, ela consegue criar ambientes de trabalho que motivam e aprimoram as técnicas de cada colaborador.

Um dos objetivos da empresa é aumentar a confiança, motivação e aprimorar o desempenho de equipe em todos os níveis.

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Estamos atrasados para uma mudança na maneira como as empresas gerenciam pessoas. Desempenho organizacional e autorrealização devem andar lado a lado. 

Nós criamos a Beaconforce para aumentar a confiança, motivação nata e também um senso de propósito e inclusão no trabalho ao mesmo tempo em que aprimoram o desempenho de equipe em todos os níveis da organização, melhorando assim o desempenho corporativo e finalmente aumentando os lucros, os valores para os acionistas e vantagens competitivas.

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