Home office: como ser o melhor gestor para equipes remotas atualmente

O ambiente de trabalho das empresas e de seus colaboradores foi para o home office e parece que vai ficar por muito tempo devido a tantos benefícios.

Agora, com o formato já estabelecido e devidamente aplicado à rotina de todos, resta aos líderes buscarem as melhores práticas de gestão de equipes remotamente.

Nesse sentido, os desafios dos gestores passa por monitorar a jornada de trabalho, excesso de reuniões e conexões pessoais.

Além disso, a estrutura física que o colaborador encontra na empresa nem sempre pode ser reproduzida em sua casa, o que impacta na produtividade.

Home office em números

Com a mudança global em direção ao trabalho remoto, algumas características foram percebidas em um relatório de tendências de trabalho, da Microsoft.

De acordo com a companhia, 54% dos colaboradores entrevistados que são pais dizem que é difícil equilibrar as tarefas de casa junto ao trabalho remoto.

Entretanto, 71% dos colaboradores, incluindo gerentes, querem continuar trabalhando em casa, pelo menos por meio período.

Entre os principais obstáculos para quem trabalha em casa desde março estão as distrações, problemas de conexão e desconforto no ambiente de trabalho remoto.

Basicamente, existe um caminho para que os líderes levem mais confiança aos colaboradores de sua equipe em home office.

Portanto, neste artigo reunimos todo o passo a passo para que o gestor encontre a melhor forma de trabalhar com um time remotamente.

Metas e expectativas claras

Talvez este seja o método mais simples para os gestores que buscam o melhor para eles e para a empresa que atuam.

Isto é, definir de forma clara quais as expectativas em relação à equipe pode trazer resultados importantes para a operação.

Assim como no ambiente de trabalho físico, no home office as metas e expectativas definem o andamento do negócio.

Tarefas, prazos e resultados devem ser estabelecidos de forma clara, incluindo as razões para cada decisão, para que a equipe entenda mesmo em trabalho remoto.

Estabelecer limites

O trabalho remoto muitas vezes prolonga a jornada de trabalho do colaborador, principalmente pela rotina dupla de tarefas domésticas e profissionais.

Desta forma, as pessoas tendem a exagerar em hora extra, o que acaba afetando a produtividade e as relações humanas.

Por isso, a gestão de times feita remotamente precisa estabelecer os limites com diretrizes claras, como a disponibilidade de cada pessoa durante a jornada de trabalho.

Além de mostrar qual a expectativa para cada membro da equipe, a gestão consegue controlar melhor o desempenho em longo prazo.

Proximidade virtual

Parece complexo, mas esta pode ser uma das principais ferramentas para o engajamento da equipe mesmo em trabalho remoto.

Manter a proximidade com os colaboradores, mesmo que seja virtualmente, mostra que o gestor dá abertura aos colaboradores com dúvidas, por exemplo.

Ou seja, os líderes de equipes remotas podem manter contato regular com os membros de sua equipe, diário, semanal, quinzenal, etc.

Resumindo, de um jeito ou de outro, as ligações regulares entre as pessoas em home office resultam em maior engajamento e, consequentemente, melhor desempenho.

Confiança e responsabilidade

A realidade atual das empresas requer que os gestores tenham confiança que os colaboradores em home office desempenham suas funções da mesma forma que nas empresas.

Certamente, controlar o trabalho remoto a partir das atividades ou das horas trabalhadas por cada pessoa não é eficiente. 

Portanto, com as expectativas sobre cada colaborador esclarecidas, cabe ao gestor confiar em sua equipe e manter o foco nos resultados e no desempenho.

Ferramentas certas para o home office

Todo gestor tem a responsabilidade de manter sua equipe concentrada e focada nas tarefas do dia a dia e as ferramentas e inovações tecnológicas existem para ajudar.

Escolher a plataforma de colaboração certa inclui conhecer os serviços disponíveis, sua cooperação para a operação e seus propósitos.


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