Inteligência artificial e emocional: transformando a gestão de empresas

Vivemos uma nova era tecnológica onde a inteligência artificial e emocional caminham juntas para que o consumidor tenha uma experiência cada vez melhor.

Além disso, cada vez mais gestores de recursos humanos aproveitam os benefícios da tecnologia para otimizar os processos operacionais.

Inegavelmente, hoje o mercado empresarial precisa lidar com grande volume de dados e saber interpretá-los torna-se cada vez mais um diferencial competitivo.

Certamente o comportamento das pessoas vem mudando gradativamente e o mínimo que se espera agora inclui personalização e segmentação.

Esta regra vale tanto para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, quanto para a gestão de colaboradores no ambiente corporativo.

Nesse sentido, a tecnologia que nos mantém conectados transformou hábitos e, consequentemente, toda a essência da gestão de pessoas.

Por isso, neste artigo reunimos os principais benefícios que a inteligência emocional junto à inteligência artificial podem trazer para os negócios.

Inteligência artificial e emocional

Os filmes de hollywood tornaram o termo mundialmente famoso, mas a inteligência artificial tem origem na ciência e na tecnologia, a partir de máquinas.

Ou seja, o objetivo principal propõem criar máquinas ou sistemas com capacidade de pensar e agir de forma autônoma.

Sabe aqueles softwares que absorvem as tarefas mecânicas do dia a dia das empresas?

Certamente nada disso seria possível sem a inteligência artificial.

Por outro lado, a inteligência emocional não podemos – ainda – encontrar nas máquinas, ou sistemas. 

As habilidades que um ser humano tem de perceber, fazer avaliações, compreender dados, funciona como parte do pacote de inteligência emocional. 

Além de lidar com suas próprias emoções, o ambiente corporativo abrange também o trato com emoções de todas as pessoas envolvidas.

Nesse sentido, no mundo dos negócios os gestores precisam controlar e conduzir suas emoções relacionadas a postura profissional, autocrítica, empatia, entre outros.

De uma forma ou de outra, estes aspectos impactam o comportamento e até tomadas de decisões estratégicas para os negócios.

A integração entre os dois conceitos de inteligência, emocional e artificial, aparece como uma forma de aprimorar o modelo de negócio.

Portanto, as duas tecnologias juntas resultam em robôs capazes de analisar emoções de candidatos em entrevistas virtuais e gerar insights para o recrutador para a melhor decisão.

A partir de sistemas de reconhecimento facial, sistemas inteligentes podem detectar diferentes emoções dos clientes na hora da compra e melhorar a experiência.

Benefícios da IA emocional

Assim como a inteligência artificial facilita o dia a dia das pessoas, a IA emocional ajuda a gerar negócios, principalmente via expressões faciais e tons de voz. 

Nesse sentido, um dos benefícios mais importantes para as empresas consiste em ampliar o alcance e oferecer o que cada consumidor precisa ou procura, no momento certo.

Assim, a coleta de dados tende a oferecer maiores detalhes sobre cada usuário, assim como de colaboradores em uma equipe profissional.

Unindo a tecnologia ao modelo de negócio praticado em cada organização, a gestão consolida seu posicionamento estratégico aumentando o potencial de conversões para os negócios.

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