Gestão de RH na indústria farmacêutica: tecnologia como aliada do gestor

Cada vez mais a tecnologia impacta positivamente na gestão de RH na indústria farmacêutica.

Da mesma forma que acontece em outros segmentos, as novas ferramentas tornam as operações antigas obsoletas, principalmente pela burocracia.

Ou seja, os departamentos de recursos humanos deixam de lado a imagem engessada e também a demora em determinados processos de rotina.

Certamente, muitas empresas farmacêuticas perceberam a importância de operações mais estratégicas, flexíveis e assertivas, consequentemente.

Ao ganhar mais espaço nas organizações, trazendo benefícios reais aos negócios, a gestão de pessoas se torna mais otimizada.

Praticamente, as equipes e colaboradores trabalham com uma comunicação constante devido aos novos sistemas. 

Por isso, a gestão de RH na indústria farmacêutica conta com ferramentas que melhoram o desempenho das atividades das empresas.

Neste artigo, você entenderá como a tecnologia pode revolucionar a gestão de RH nas empresas do setor farmacêutico.

Tecnologia e a gestão de RH na indústria farmacêutica

Sem dúvidas, muitos gestores ainda relutam em adotar a tecnologia nas suas operações por causa de fatores que impactam diretamente no negócio.

Por exemplo, um dos principais receios dos líderes é que a tecnologia possa interferir ou até confrontar a cultura organizacional.

Entretanto, a evolução dos departamentos de RH depende principalmente da aplicação de novas tecnologias e aqui você saberá como superar os desafios.

Fique conosco até o final deste conteúdo, pois abordaremos os seguintes aspectos sobre a revolução da tecnologia na gestão de RH na indústria farmacêutica:

  • O papel dos líderes
  • Operação automatizada
  • Análise de pessoas

O papel dos líderes

Apesar de vivenciarmos um mundo cada vez mais tecnológico, a gestão de RH na indústria farmacêutica ainda tem como base o ser humano.

Inclusive, as pessoas nunca perderão sua importância diante da tecnologia porque a gestão das ferramentas precisa de profissionais capacitados.

Seja para garantir a assertividade e a eficácia das ações, ou para identificar falhas e ações específicas necessárias para otimizar a operação.

Nesse sentido, o papel dos líderes torna-se fundamental para que as estratégias tragam satisfação ao colaborador e resultados para a empresa.

Operação automatizada

Outro aspecto comum em empresas que aplicam a tecnologia na gestão de RH na indústria farmacêutica inclui a automação dos processos de gestão.

Ou seja, cada vez mais ferramentas como softwares, sistemas online e aplicativos permitem ao gestor desempenhar funções de maneira mais ágil.

Questões burocráticas do departamento de recursos humanos podem ser minimizadas a partir de ferramentas de automação.

Ao realizar tarefas rotineiras de forma automatizada, a operação farmacêutica consegue diminuir os erros e aumentar a produtividade de toda a operação.

Análise de pessoas (People Analytics)

Atualmente, o gerenciamento de pessoas no ambiente corporativo também pode acontecer com base nos dados de cada colaborador.

Este recurso, também conhecido como People Analytics, não apenas coleta como também organiza e analisa os dados de cada profissional.

Em seguida, a operação farmacêutica aplica estes dados ao modelo de gestão para controlar a rotatividade e o absenteísmo, por exemplo.

Além disso, os dados coletados de cada colaborador servem para melhorar o clima organizacional e promover a satisfação dos membros da equipe.

A partir dessas informações, os gestores também passam a saber quais as motivações e as expectativas de cada profissional dentro da organização.

Por outro lado, as empresas também podem desenvolver estratégias de engajamento para aumentar a produtividade a partir de ações internas mais assertivas.

Por que investir em gestão de RH na indústria farmacêutica

Primeiramente porque a transformação digital bate na porta de todas as empresas do setor farmacêutico e a principal entrada delas é o departamento de recursos humanos.

Sua empresa precisa deixar os processos manuais para trás e olhar para a gestão baseada em tecnologia. 

Para começar a usar softwares e ferramentas de gestão, conheça o Beaconforce, uma plataforma que combina inteligência artificial com ciência comportamental.

Que tal uma demonstração sobre como funciona nosso sistema? Saiba mais sobre nossas soluções!

BEACONFORCE

Avançando na gestão de pessoas

Estamos atrasados para uma mudança na maneira como as empresas gerenciam pessoas. Desempenho organizacional e autorrealização devem andar lado a lado. 

Nós criamos a Beaconforce para aumentar a confiança, motivação nata e também um senso de propósito e inclusão no trabalho ao mesmo tempo em que aprimoram o desempenho de equipe em todos os níveis da organização, melhorando assim o desempenho corporativo e finalmente aumentando os lucros, os valores para os acionistas e vantagens competitivas.

Beaconforce Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre seus colaboradores na palma de sua mão.

2020-2021 – Todos os Direitos Reservados.