Saiba como reduzir o turnover na indústria farmacêutica em 4 aspectos

advanced divider

Certamente saber como reduzir o turnover, ou a rotatividade de colaboradores, faz parte do objetivo de profissionais líderes em seus setores, até mesmo na indústria farmacêutica.

Sabemos que o “turnover” funciona como um índice referente à troca de profissionais e pode ser tratado como um reflexo da saúde organizacional da companhia.

Ou seja, quanto menor o número desta estatística, melhor para os negócios, já que a entrada e saída de profissionais compromete todo o sistema das organizações 

Por exemplo, quando uma empresa tem alto índice de demissões, uma das desvantagens são os custos, tanto da demissão, quanto da contratação de novos colaboradores.

E pior, imagina perder um profissional qualificado e que tenha passado por treinamentos custeados pela sua empresa?

No caso da indústria farmacêutica, especificamente, qual o valor de um representante de laboratório desligado de uma operação?

Pense na perda de um colaborador que sabe indicar medicamentos e domina todos os processos no dia a dia do laboratório. Isto tem preço?

Nesse sentido, a Beaconforce detalha para você as principais dicas sobre como reduzir o turnover na indústria farmacêutica.

Acompanhe este artigo até o final porque, ao longo do texto, abordaremos os seguintes aspectos:

  • Treinamento e capacitação
  • Processo seletivo
  • Incentivo e plano de carreira
  • Cultura de Feedback

Como reduzir o turnover na indústria farmacêutica

Treinamento e capacitação

Além de uma operação formada por profissionais capacitados, quando as empresas investem em treinamentos, o resultado aparece na longevidade dos cargos.

Em outras palavras, colaboradores satisfeitos sabem que vivem em um ambiente que favorece o desenvolvimento profissional de cada um.

Criar calendários de treinamentos para equipes e representantes de laboratórios farmacêuticos ajuda a ampliar o conhecimento sobre os processos.

Processo seletivo

Certamente o ditado ‘prevenir é melhor que remediar’ se aplica perfeitamente nas operações que buscam respostas sobre como reduzir o turnover.

Portanto, o processo seletivo precisa ter etapas que possam eliminar os candidatos sem o perfil necessário para atuar na companhia.

Quanto mais criterioso o processo, maiores as chances de encontrar profissionais qualificados e focados no seu crescimento na organização.

Para ajudar nesta tarefa a tecnologia oferece ferramentas que filtram os profissionais a partir de soluções automatizadas que analisam o perfil comportamental.

Incentivo e plano de carreira

Outro aspecto relevante para que empresas da indústria farmacêutica mantenham profissionais nos cargos, inclui dar segurança sobre sua carreira na organização.

Ou seja, com planos de carreira, os colaboradores mais importantes para a operação têm interesse em permanecer na companhia por mais tempo.

Com plano de carreira e incentivo por conquistas, por exemplo, o colaborador percebe seu valor para a empresa e se mantém motivado a galgar novos cargos.

Cultura de feedback

Não apenas no mercado farmacêutico, mas em todos os setores, a cultura do feedback traz para o ambiente de trabalho maior transparência sobre a operação.

Sem dúvidas esta prática se torna cada vez mais importante para que os gestores conheçam seus colaboradores, em aspectos positivos e negativos.

Nesse sentido, os líderes têm a chance de buscar formas de aprimorar o rendimento de cada colaborador com exercícios e atividades específicas.

Beaconforce sabe como reduzir o turnover

O Beaconforce tem como especialidade gerenciar pessoas a partir da combinação entre inteligência artificial e ciência comportamental.

Desta maneira a plataforma pode criar ambientes de trabalho baseados em motivação e aprimoramento de pessoas com recomendações em tempo real.

Assim, os líderes podem, finalmente, agir preditivamente para impulsionar o desempenho das equipes de maneira proativa.
Acesse o nosso portal e solicite uma demonstração do Beaconforce agora mesmo!

BEACONFORCE

Avançando na gestão de pessoas

Estamos atrasados para uma mudança na maneira como as empresas gerenciam pessoas. Desempenho organizacional e autorrealização devem andar lado a lado. 

Nós criamos a Beaconforce para aumentar a confiança, motivação nata e também um senso de propósito e inclusão no trabalho ao mesmo tempo em que aprimoram o desempenho de equipe em todos os níveis da organização, melhorando assim o desempenho corporativo e finalmente aumentando os lucros, os valores para os acionistas e vantagens competitivas.

Beaconforce Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre seus colaboradores na palma de sua mão.

2020-2021 – Todos os Direitos Reservados.