Saiba como medir o desempenho de equipes em empresas do setor de TI

No ambiente corporativo de empresas do setor de TI, existem métricas que contribuem com o melhor o desempenho de equipes.

Certamente, como em todos os setores, existem melhores práticas que funcionam mais do que outras devido ao perfil de colaboradores destas empresas.

Para os líderes de profissionais que atuam no mercado de  TI, é importante manter uma rotina contínua de acompanhamento sobre os resultados.

Desta forma, além de entender como a operação funciona no dia a dia e tomar melhores decisões, este monitoramento facilita a correção na rota dos negócios.

Por isso, o que os gestores de TI devem compreender é que sempre deve existir a busca por melhorar os processos, seja adotando novos métodos ou ferramentas de avaliação.

Entretanto, apesar de diversas opções disponíveis no mercado, lembre-se de que o segmento de TI tem particularidades que precisam de estratégias específicas.

Atualmente, o papel da TI nas empresas mudou e deixou de ser apenas o de um provedor de serviços, passando a atuar ao lado das estratégias de negócios. 

Nesse sentido, cada vez mais gestores e líderes deste segmento de mercado buscam diferentes habilidades para melhorar o desempenho das equipes.

Avaliação de desempenho de equipes de TI

A partir de agora conheceremos as novas métricas que precisam fazer parte da estratégia dos gestores para aprimorar o desempenho de seus colaboradores.

Neste conteúdo, reunimos algumas das principais métricas que precisam fazer parte do radar dos gestores para aprimorar os resultados da empresa.

A partir dos  indicadores abaixo, a operação terá como base de análise a qualidade do desempenho dos colaboradores de uma equipe.

Tempo de atividade

Em muitas operações de TI esta métrica também é conhecida como índice de uptime, que se refere ao período em que o sistema é usado para desempenhar as atividades de forma ininterrupta.

Nesse sentido, quanto maior o tempo em que o sistema fica disponível, mais eficaz a infraestrutura de TI de uma organização.

Certamente esta métrica funciona como uma das principais em relação à avaliação de desempenho de equipes por ter participação direta no dia a dia dos profissionais.

Tempo médio de atendimento (TMA)

Esta métrica trabalha em cima do tempo médio que o time de TI leva para solucionar um chamado aberto no sistema da empresa.

Estes indicadores permitem analisar a complexidade de cada projeto, assim como avaliar o comprometimento da equipe e a necessidade de treinamentos.

Por exemplo, você sabe dizer qual a média de tempo gasto pelo departamento de service desk tanto para auxiliar usuários quanto solucionar problemas?

Seja qual for a resposta, saiba que ela tem ligação direta com o funcionamento da empresa.

First call resolution

Outra maneira de medir o desempenho de equipes no setor de TI passa pelo número de chamados abertos e solucionados sem um segundo contato.

Esta métrica mostra se os profissionais conseguem rastrear a origem de problemas rapidamente, garantindo o funcionamento do sistema sem interrupções no fluxo.

Desta forma, os líderes conseguem identificar a necessidade – ou não – de melhorias e desenvolver treinamentos para solucionar problemas recorrentes.

Ferramenta ideal para desempenho de equipes de TI

Aproveitando o gancho de um assunto que envolve as principais novidades em tecnologia para empresas, vale mencionar uma das ferramentas inovadoras para a avaliação de desempenho de equipes de TI. 

Hoje, empresários e gestores do setor de TI podem mensurar a produtividade de sua equipe a partir de software especializado e customizável, como o Beaconforce.

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